Hoje em dia existem diversos procedimentos que ajudam no tratamento de varizes. Alguns deles são menos invasivos, como é o caso do laser transdérmico, tratamento não cirúrgico, utilizado em procedimentos mais simples, como no caso de varizes pequenas.
Ele é feito por meio de uma luz específica e forte que, ao entrar em contato com a pele, gera um calor intenso, aquecendo o sangue e promovendo a contração da veia e, por consequência, o fechamento do vaso afetado. Todo esse procedimento é feito sem a necessidade de anestesia, realizar cortes ou utilizar agulhas.
Benefícios do tratamento com laser transdérmico
Por ser um procedimento mais simples que a cirurgia, o laser transdérmico possui alguns benefícios que podem ser úteis ao paciente.
Menos invasivo: Por não ter a necessidade de usar agulhas e fazer cortes, durante o atendimento o paciente não tem sangramentos, além de ter menor risco de deixar manchas e cicatrizes.
Rápida recuperação: Logo após o procedimento, o paciente já pode voltar a sua rotina normal como dirigir e trabalhar. No dia seguinte após o tratamento, o paciente já está liberado para realizar atividades físicas.
Menos doloroso: Além de substituir a microcirurgia, é utilizado um aparelho que solta um ar gelado que resfria a pele e causa a sensação de amortecimento da região. Isso para que, durante a aplicação do laser na pele, o paciente não sinta dor e para que as chances de queimadura sejam nulas.
Mesmo com todos os benefícios, é importante estar ciente de alguns pontos antes de realizar o tratamento com o laser transdérmico. É recomendado que, antes e depois do tratamento, o paciente evite pegar sol e mantenha a pele hidratada. Se for necessário sair ao sol, é importante fazer o uso de protetor solar.
Além disso, esse procedimento não é indicado para:
- Gestantes;
- Pessoas que sofrem com doenças dermatológicas como vitiligo;
- Pessoas que fazem uso de medicamentos fotossensibilizantes.
Tratamento de doenças vasculares em Brasília
O Dr. Davi Heckmann é graduado em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí com Especialização em cirurgia vascular e endovascular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Centervasc-Rio, com títulos de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia. Possui estágio em Radiologia Intervencionista na Medical University of South Carolina (MUSC – Estados Unidos) e ainda mais, é especializado em Ecografia Vascular com Doppler pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Agende sua consulta em Brasília.