Covid-19 e sistema vascular: entenda como o vírus afeta a circulação

Covid-19 e sistema vascular

A princípio, a Covid-19 é caracterizada por sintomas respiratórios causados pelo vírus SARS-Cov-2. Entretanto, estudos baseados em evidências clínicas apontam relação entre a Covid-19 e sistema vascular, pois o vírus pode causar problemas em pacientes com ou sem histórico de doenças relacionadas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), embora não haja estudos conclusivos, pacientes infectados pela doença estão apresentando riscos de desenvolver coágulos sanguíneos.

Por isso, as comorbidades vasculares estão entre os fatores de risco da Covid-19.

Consequências relacionadas à Covid-19 e sistema vascular

A trombose é a formação de coágulos no interior das veias e artérias, que causam a obstrução total ou parcial dos vasos. A doença acomete as extremidades, principalmente pernas e pés.

No paciente infectado pela Covid-19, a formação de coágulos acontece devido a infecção causada pelo vírus que alavanca um processo inflamatório.

A inflamação inicia-se nos pulmões e pode afetar as demais regiões do corpo, formando coágulos.

Consequentemente, a infecção, somada ao processo inflamatório sistêmico, eleva o risco do desenvolvimento de trombose.

Avaliação vascular pós Covid-19

O check-up vascular deve ser realizado em pessoas a partir dos 40 anos ou que apresentem fatores de risco.

São fatores de risco:

– Histórico familiar

– Tabagismo

– Diabetes

– Hipertensão arterial

– Obesidade

– Varizes

– Colesterol alto

Para pacientes com histórico de doenças vasculares, a recomendação é que façam o acompanhamento com um angiologista ou um cirurgião vascular.

Porém, independentemente de doenças prévias ou fatores de risco, caso a pessoa apresente sintomas vasculares, principalmente nas pernas, pés, braços e mãos, é preciso procurar o especialista urgentemente.

São sintomas vasculares:

– Dor

– Inchaço

– Mudança de cor e temperatura

Sobre o Dr. Davi Heckmann

O Dr. Davi Heckmann é especialista em Cirurgia Vascular com título da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Médica Brasileira (AMB). Além disso, também é especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia e em Ecografia Vascular com Doppler com título da SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia. Atualmente, atua, na Asa Norte e Asa Sul de Brasília, no tratamento de doenças arteriais complexas com a Cirurgia Endovascular, principalmente por meio do cateterismo.

Leia Também

Dr. Davi Heckmann
Cirurgião Vascular e Endovascular

Escleroterapia com espuma densa
Escleroterapia com líquido
Escleroterapia com Laser transdérmico
Procedimento com Endolaser
Cirurgia convencional

Menu
Entre em contato.