Agosto Azul Vermelho: saiba como evitar as doenças vasculares

doenças vasculares

Os vasos sanguíneos do corpo humano são uma rede que distribui por todo o organismo o oxigênio e outros nutrientes fundamentais ao funcionamento dos nossos órgãos e tecidos, e que drenam os resíduos desse funcionamento, para serem eliminados. Desse modo, quando estes vasos não funcionam adequadamente, as células não conseguem obter todo o oxigênio e a nutrição de que precisam para se manterem saudáveis.

Com isso, surgem as doenças vasculares, que são distúrbios ou irregularidades apresentadas no sistema venoso, mas que também podem ser causadas por enfermidades nos sistemas linfático e arterial. A predisposição genética é o principal fator para o aparecimento de tais doenças, mas outros aspectos também podem contribuir para o surgimento delas, como sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e uma dieta rica em gorduras. 

Agosto é o mês dedicado à conscientização, prevenção e ao combate às doenças vasculares. A campanha Agosto Azul Vermelho, criada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), tem como foco incentivar o máximo de pessoas a tratar e prevenir as doenças que afetam o sistema venoso. Abaixo, saiba quais são as principais doenças e como evitá-las.

Quais são as principais doenças vasculares?

As doenças vasculares podem afetar qualquer pessoa, seja homem ou mulher, independentemente da idade. Em geral, tais alterações são acompanhadas por diversos sintomas que atrapalham a vida do paciente. Por isso, a busca pelo diagnóstico preciso e por tratamentos adequados devem ser prioridade. Saiba quais são as principais doenças vasculares:

Acidente Vascular Cerebral

O acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como AVC ou derrame, é um dos problemas mais comuns no mundo inteiro, que pode ocorrer quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido por um coágulo sanguíneo ou pelo rompimento de um vaso sanguíneo. O AVC é uma emergência médica, pois pode levar à morte ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. 

Trombose Venosa Profunda 

Popularmente conhecida pela sigla TVP, a trombose venosa profunda é caracterizada pela presença de um coágulo dentro de uma veia. Pode ser superficial (quando aparece em veias subcutâneas) ou profunda (em veias no meio de músculos das pernas). Quando o sangue encontra dificuldades de circulação ou está mais viscoso, a trombose venosa tem mais chances de surgir.

Doença Carotídea

A doença carotídea, por diversas vezes também chamada de doença das artérias carótidas ou estenose da carótida, é um problema causado pelo estreitamento ou obstrução das artérias carótidas, impedindo que o sangue seja transportado do coração até o cérebro da maneira que deveria. É a terceira maior causa do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que, por sua vez, mata aproximadamente 50 milhões de pessoas por ano ao redor do mundo.

Aneurisma da Aorta Abdominal

A aorta é a artéria encarregada de levar o sangue para todo o resto do corpo. Assim, a doença ocorre quando o aneurisma aparece na região abdominal da artéria. A consequência final do aneurisma, depois que ele cresce ao máximo, é a rotura, que causa sangramento dentro do abdome.

Varizes

As varizes são manifestações muito comuns da doença vascular. Elas são geradas por diversos fatores, como hereditariedade e causas ambientais. As pessoas que sofrem com as varizes precisam adotar ações de precaução, para que a enfermidade não evolua, criando novos vasinhos.

Como evitar as doenças vasculares?

O risco de doença vascular aumenta à medida que o paciente envelhece. Desse modo, pessoas com doenças como diabetes, hipertensão arterial ou insuficiência renal podem ter mais chances de desenvolver problemas nos vasos sanguíneos. 

Embora existam diversos fatores de risco, prevenir doenças vasculares é algo que pode ser feito, em sua maioria, com a manutenção de hábitos saudáveis. Portanto, considere:

  • Sair do sedentarismo;
  • Manter-se no peso adequado;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Controlar o diabetes;
  • Praticar exercícios com regularidade (pelo menos três vezes por semana);
  • Visitar o médico periodicamente para fazer check-ups.

Tratamento de doenças vasculares em Brasília

O Dr. Davi Heckmann é graduado em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí com Especialização em cirurgia vascular e endovascular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Centervasc-Rio, com títulos de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia. Possui estágio em Radiologia Intervencionista na Medical University of South Carolina (MUSC – Estados Unidos) e ainda mais, é especializado em Ecografia Vascular com Doppler pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Agende sua consulta em Brasília.

Leia Também

Dr. Davi Heckmann
Cirurgião Vascular e Endovascular

Escleroterapia com espuma densa
Escleroterapia com líquido
Escleroterapia com Laser transdérmico
Procedimento com Endolaser
Cirurgia convencional

Menu
Entre em contato.