A Cirurgia Endovascular consiste em uma subespecialidade da Cirurgia Vascular. Seu objetivo é tratar doenças circulatórias, por meio do uso de cateteres e guias manipulados a distância, monitorados por telas.
Esse procedimento costuma ser feito pelo cateterismo (punção) dos vasos ou por pequenas incisões cirúrgicas, preferencialmente na virilha (acesso femoral) ou membro superior, sob anestesia local. Com a técnica, o tratamento de doenças arteriais e venosas se torna possível.
Objetivo da Cirurgia Endovascular
Seu objetivo é minimizar a agressividade cirúrgica, evitando grandes incisões e cicatrizes. Dessa forma, diminui-se o tempo de intervenção e internação. Consequentemente, reduz-se os custos hospitalares.
Patologias tratadas pela Cirurgia Endovascular
As patologias arteriais que podem ser tratadas pela cirurgia são as obstrutivas, que impedem a passagem de sangue, ou as dilatações (aneurisma).
Para cada tratamento, utiliza-se uma técnica:
- Obstruções: cateter-balão e os “stens” (pequena estrutura metálica que permite manter o vaso no calibre desejado).
- Aneurismas: endopróteses (tubos de estrutura metálica e tecido colocados por dentro da artéria).
As doenças venosas, como tromboses, por exemplo, também podem ser tratadas pela técnica em que, através do cateter, é injetada uma substância que dissolve os trombos formados, recanalizando o vaso.
No caso das varizes, a técnica de escolha costuma ser a cirurgia associada à uma técnica endovascular (endolaser ou radiofrequência), especialmente quando necessita tratar a veia de safena ou veias perfurantes. Dessa forma, é minimizado o tempo de recuperação e otimizado o resultado estético.
Sobre o Dr. Davi Heckmann
O Dr. Davi Heckmann é especialista em Cirurgia Vascular com título pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Médica Brasileira (AMB). Além disso, também é especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia com título da SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia. Atualmente, atua na Asa Norte e Asa Sul de Brasília, no tratamento de doenças arteriais complexas com a Cirurgia Endovascular, principalmente por meio do cateterismo.
Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular