O implante de stent pode ser utilizado em diversos tratamentos, desde os curativos até os preventivos. Existem cada vez mais opções de cirurgia endovascular com implante de stent. O objetivo da técnica é tratar doenças graves ou evitar que males já estabelecidos se tornem graves. ⠀
O que é o implante de stent?
Por meio do cateterismo, o angiorradiologista insere um pequeno tubo metálico – feito de liga de aço e cobalto –, no corpo do paciente e o leva até a veia ou artéria a ser tratada. Uma vez no local, o médico expande o stent para restaurar o fluxo sanguíneo. A prótese pode ser inserida através de uma artéria periférica, da perna ou do braço, com a ajuda de um cateter balão.
Que doenças podem ser tratadas com implante de stent?
Na cirurgia endovascular, todos os vasos periféricos, carótida, membros superiores e membros inferiores podem ser tratados com implante de stent. Até mesmo doenças na irrigação sanguínea dos intestinos e em algumas veias do estômago podem ter os sintomas minimizados com o auxílio da técnica.
Em geral, quando se trata de aterosclerose, o tratamento é direcionado e quase sempre será necessário o implante de stent.
Por meio do implante de stent é possível intervir em:⠀
- Problemas circulatórios cardíacos;⠀
- Problemas circulatórios nos membros inferiores;⠀
- Problemas circulatórios de membros superiores;⠀
- Problemas da circulação das carótidas;⠀
- Irrigação sanguínea do estômago e dos intestinos;⠀
- Problemas na circulação venosa.⠀
Os métodos minimamente invasivos e a angiorradiologia
Os métodos minimamente invasivos têm crescido para oferecer um tratamento resolutivo com menos riscos de causar problemas sociais ao paciente. Uma das novidades da área é a angiorradiologia, que oferece possibilidades de tratamento endovascular para doenças arteriais complexas.
O Dr. Davi Heckmann
O Dr. Davi Heckmann é especialista em cirurgia vascular e angiologia pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Médica Brasileira (AMB). Além disso, também é especialista em cirurgia endovascular e angiorradiologia, com título da SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia.
Atua em Brasília no tratamento de doenças arteriais complexas com a cirurgia endovascular, principalmente por meio do cateterismo.