5 dicas práticas para cuidar corretamente da saúde vascular

Controlar a pressão arterial, o colesterol e manter os níveis de glicose estáveis são fatores determinantes para garantir o equilíbrio da saúde vascular.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças vasculares são uma das principais causas de morte no mundo. O aparecimento delas acarreta uma série de problemas nas artérias, nas veias e também nos vasos linfáticos, responsáveis por drenar o líquido dos tecidos (linfa) de todo o corpo, expulsando impurezas produzidas pelas células durante o metabolismo.

Pé diabético, trombose venosa profunda, vasinhos e varizes de membros inferiores e embolia pulmonar são algumas das doenças vasculares.

Para evitar que elas apareçam, veja como é possível incorporar hábitos simples em sua rotina diária para melhorar a sua saúde vascular. Confira 5 dicas:

1 – Faça caminhadas

Reserve um tempo do seu dia para as caminhadas. Elas ajudam a melhorar, consideravelmente, a circulação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos. Isso dificulta a dilatação e obstrução de veias e artérias, que costumam ser uma das causas para o aparecimento das doenças.

2 – Cuidado com a alimentação

Evite o consumo de alimentos industrializados, com muitos condimentos e com grandes taxas de gorduras ruins, como colesterol, gorduras trans e saturadas. Eles contribuem para a retenção de líquidos. Sendo assim, durante as refeições, tente ingerir todos os grupos alimentares, como frutas, verduras, oleaginosas e leguminosas. Quanto mais naturais forem os alimentos, maiores serão os ganhos para a sua saúde vascular.

3 – Beba bastante água

É preciso beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Tente sempre alcançar ou ultrapassar essa recomendação, evitando também as bebidas industrializadas e gaseificadas, devido ao alto teor de sódio que elas possuem.

O bom consumo de líquidos melhora não apenas a circulação venosa, como também auxilia no funcionamento do intestino. Prefira sempre as bebidas naturais.

4 – Faça pausas e movimente os membros inferiores

O fluxo sanguíneo pode ser prejudicado quando o corpo fica por muito tempo na mesma posição, principalmente quando estamos sentados. Procure fazer intervalos curtos na sua rotina, que possibilitem o alongamento dos membros inferiores, para que a circulação flua melhor.

5 – Evite ou pare de fumar

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), praticamente todas as doenças vasculares estão relacionadas ao consumo de produtos derivados do tabaco. Elas resultam da contração das artérias, que reduz o fluxo sanguíneo e diminui a irrigação. Parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas é possível e pode ajudar muito a sua saúde vascular.

Tratamento de doenças vasculares em Brasília

O Dr. Davi Heckmann é graduado em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí com Especialização em cirurgia vascular e endovascular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Centervasc-Rio, com títulos de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia. Possui estágio em Radiologia Intervencionista na Medical University of South Carolina (MUSC – Estados Unidos) e ainda mais, é especializado em Ecografia Vascular com Doppler pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Agende sua consulta em Brasília.

Leia Também

Dr. Davi Heckmann
Cirurgião Vascular e Endovascular

Escleroterapia com espuma densa
Escleroterapia com líquido
Escleroterapia com Laser transdérmico
Procedimento com Endolaser
Cirurgia convencional

Menu
Entre em contato.