De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças vasculares foram responsáveis por 32% dos óbitos em 2020. Em âmbito nacional, mais de 230 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2021. Os dados são alarmantes e refletem hábitos pouco saudáveis de vida.
Com a pandemia da Covid-19, o isolamento social e a adoção ao home office, as doenças vasculares ficaram cada vez mais comuns. Por isso, embora nem sempre apresentem sintomas em suas fases iniciais, confira abaixo 5 indícios importantes para ficar atento(a).
1. Cansaço inexplicável nos membros inferiores
É um fato: o cansaço é um dos principais indícios de má circulação corporal, especialmente nos membros inferiores, como pernas e pés. O sintoma ganha maior proporção quando não há explicação lógica para o cansaço, o que pode ser o início de uma obstrução ou qualquer outro problema circulatório na região. Procure um angiologista e cuide-se!
2. Formigamento e alterações na sensibilidade
Esses sintomas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas, quando localizados nos membros inferiores, trata-se de um sinal de alerta para problemas circulatórios. Com a obstrução da passagem de sangue nas veias e artérias, o formigamento e as alterações na sensibilidade do corpo podem se tornar regulares. Portanto, caso estejam se tornando frequentes, é importante a avaliação de um angiologista e/ou cirurgião vascular.
3. Varizes e vasinhos
O aparecimento de varizes e vasinhos também são um dos principais indícios de problemas vasculares. Estes são sinais de que o sangue está acumulado no interior das veias, o que, consequentemente, não circula ao longo do corpo. Assim, com o tempo, ocorre a dilatação dos vasos, o que pode acarretar a diversos outros problemas. Cuide-se!
4. Dores intensas nas pernas
Sentir dor nunca é normal. No caso de problemas circulatórios, este sintoma costuma aparecer no fim do dia ou da noite, podendo, inclusive, atrapalhar na rotina de sono. Trata-se de um forte indício de doença vascular venosa, especialmente se a dor ocorrer nas pernas. Portanto, procure ajuda especializada e inicie o tratamento o quanto antes.
5. Inchaços constantes
Outro sinal de que a circulação corporal não está ocorrendo da forma correta são os inchaços constantes pelo corpo, especialmente nos pés. Trata-se do acúmulo de líquidos nos espaços ao redor dos tecidos e/ou órgãos, podendo ser extremamente dolorido e desconfortável para o paciente. O ideal é procurar um profissional especializado e iniciar o tratamento.
Dicas para evitar doenças vasculares
- Beba água nas quantidades corretas de acordo com o seu peso;
- Consuma alimentos naturais e ricos em nutrientes. Evite industrializados;
- Atente-se ao sobrepeso e à obesidade;
- Evite o tabagismo e o alcoolismo;
- Controle o colesterol e a pressão arterial;
- Mantenha-se ativo. Pratique exercícios físicos regularmente;
- Faça seu check-up vascular anualmente.
Tratamento de doenças vasculares em Brasília
O Dr. Davi Heckmann é graduado em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí com Especialização em cirurgia vascular e endovascular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Centervasc-Rio, com títulos de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia. Possui estágio em Radiologia Intervencionista na Medical University of South Carolina (MUSC – Estados Unidos) e ainda mais, é especializado em Ecografia Vascular com Doppler pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Agende sua consulta em Brasília.