Implante de cateter pode contribuir para a qualidade de vida do paciente

cateter

Pacientes que precisam de medicação endovenosa, nutrição parental e coleta de sangue frequentes, por exemplo, podem beneficiar-se do implante de cateter. O procedimento para a colocação do dispositivo é feito pelo cirurgião vascular, que implanta o cateter no tórax com auxílio de um ultrassom. Por reduzir as restrições no dia a dia, o implante de cateter pode contribuir para a qualidade de vida do paciente.

O que é um cateter?

O cateter permite acesso direto às veias do paciente e é uma porta segura para coleta de sangue, transfusões, nutrição parental e administração de medicamentos e fluidos. Normalmente, é colocado no braço ou no tórax e, como é feito de material não irritante, pode permanecer sob a pele por longos períodos, descartando a necessidade de punções.

Como é feito o implante?

O implante do cateter é realizado em centro cirúrgico, sob orientação fluoroscópica — imagens em tempo real das estruturas internas do paciente.

A veia jugular é o local mais usado para o implante de cateter, sendo acessada com punção guiada por ultrassom através de uma fina agulha. Apesar de mais invasivo, o procedimento é feito apenas uma vez, requer menos manutenção para limpeza e diminui as restrições do paciente.

Quais as vantagens para o paciente?

Como diminui as restrições, manutenções e o risco de infecção, o implante de cateter pode contribuir para aumentar a qualidade de vida do paciente.

Outras vantagens do acesso incluem:

  • Evita a punção repetitiva de veias das mãos e braços, e consequentes cicatrizes e desgastes;
  • Diminui os riscos de episódios de flebite, trombose e necrose por extravasamento de medicamentos;
  • Possibilita a administração de medicamentos em casa e a longo prazo;
  • Possibilita a administração de vários tratamentos de uma única vez ou por infusão contínua;
  • Aumenta o conforto e a mobilidade do paciente, melhorando sua qualidade de vida;
  • Dispensa o uso de curativos;
  • Diminui o risco de infecções;
  • Melhora a aparência estética.

O Dr. Davi Heckmann

O Dr. Davi Heckmann é especialista em cirurgia vascular e angiologia pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Médica Brasileira. Especializado em cirurgia endovascular e angiorradiologia também pela SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia. Hoje, atua no tratamento de doenças arteriais complexas com a cirurgia endovascular, principalmente por meio do cateterismo.

Leia Também

Dr. Davi Heckmann
Cirurgião Vascular e Endovascular

Escleroterapia com espuma densa
Escleroterapia com líquido
Escleroterapia com Laser transdérmico
Procedimento com Endolaser
Cirurgia convencional

Menu
Entre em contato.